Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Henrique Lins de Barros comenta sobre o Fique Por Dentro

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009
Na véspera de mais um encontro do programa Fique Por Dentro, publicamos declaração do físico Henrique Lins de Barros (CBPF), palestrante do evento desta sexta-feira (24 de setembro), sobre a importância de ações que promovam divulgação da ciência e da educação. Abaixo, o texto na íntegra:



O Fique Por Dentro é um programa que atinge vários objetivos. Em primeiro lugar, ele leva à sociedade local o resultado de trabalhos realizados por pesquisadores de áreas variadas, permitindo que a audiência tenha um contato corpo a corpo com o cientista. Este é um aspecto importante. Muitas vezes se pensa que os chamados 'homens de ciência' são pessoas pouco comunicativas e que vivem distantes da realidade cotidiana. Atividades como o Fique Por Dentro contribuem para desmitificar esta imagem, que só tem contribuído negativamente.

Além disso, o Fique Por Dentro abre a porta de um importante centro de pesquisas federal, o LNCC, e traz o público para suas dependências. Novamente aqui, a inclusão dos laboratórios na vida cotidiana é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa no país, atraindo novos talentos e mostrando que o fazer ciência é uma atividade que requer dedicação e insistência.

Mas tem outro ponto que é muito motivador. Num programa como o Fique Por Dentro, o pesquisador tem a possibilidade de dialogar com a platéia e conhecer a visão do outro. Ao se expor, fora do seu mundo, e falar com outros que não os seus colegas de profissão, o pesquisador se apresenta como um cidadão participante das inseguranças e angústias da sociedade. Aí compensa o trabalho de preparar a apresentação, e é gratificante presenciar o surgimento da curiosidade e o desejo de conhecer.

Parabéns e muito obrigado!

Obs: para a palestra desta sexta-feira, já estão inscritas 97 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário